“O Cerrado é o berço das águas do Brasil”: essa frase é desconhecida por 70% dos brasileiros. O segundo maior bioma do país e da América Latina tem mais de 65 milhões de anos – de todos os ambientes da história recente do planeta, o Cerrado é o mais antigo. Contudo, três em cada dez brasileiros nem sequer sabem se há água no Cerrado.
O bioma abriga oito das 12 regiões hidrográficas brasileiras e possui reservas subterrâneas de água doce que abastecem seis das grandes bacias hidrográficas do Brasil (Amazônica, Araguaia/Tocantins, Atlântico Norte/Nordeste, São Francisco, Atlântico Leste e Paraná/Paraguai) e oito no total.
Uma pesquisa inédita feita pela Hibou, empresa de pesquisa e insights, especialmente para a nova iniciativa Sou Cerrado, em novembro de 2023, foi realizada com mais de 2.000 brasileiros. Os resultados mostram amplo desconhecimento da população sobre o bioma Cerrado, enquanto ele atinge índices históricos de devastação em silêncio. Se a pesquisa fosse uma prova de conhecimento, dois terços dos brasileiros seriam reprovados, não acertando nem metade das questões.
Os principais achados da pesquisa mostram que:
– apenas 23% dos brasileiros são capazes de descrever o clima do Cerrado;
– 64% dos brasileiros acreditam que a Amazônia está sendo mais desmatada que o Cerrado;
– 66% dos brasileiros não sabem que o tucano é um animal do Cerrado;
– 70% dos brasileiros não sabem que tem Cerrado na Bahia (o bioma abrange nove estados).
Com base na invisibilidade do bioma, nasce a iniciativa inédita Sou Cerrado, idealizada pela agência de comunicação Fresh PR e pelo ativista e detentor do canal @chapadadosveadeiros, Felipe Triaca, com o objetivo de alcançar e engajar maior número de pessoas na preservação do Cerrado, por meio de uma marca forte e uma plataforma de acesso a dezenas de ONGs e instituições para que os brasileiros colaborem com quais quiserem de forma fácil e rápida: Sou Cerrado.
Dentre as ONGs selecionadas para receber apoio pelo site estão: Rede Contra Fogo, Fundação Mais Cerrado, Cerrado de Pé, Movimento Lixo Zero, Rede Kalunga, Brigada Voluntária São Jorge, Eu Desacelero na Chapada, Turma que Faz e toda a rede de ONGs presentes na Rede Cerrado.
A equipe Sou Cerrado buscou instituições envolvidas na causa do bioma e da água e conquistou o apoio institucional de algumas das principais organizações que atuam pelo meio ambiente: WWF-Brasil, Voice of the Oceans, ISPN (Instituto Sociedade, População e Natureza) e Rede Cerrado. A Associação Veadeiros, Rede Kalunga de Comunicação, Urbia Cataratas e a Casa de Cultura Cavaleiros de Jorge, também apoiam a iniciativa.
“Acreditamos que a comunicação é um dos pilares que mantém uma sociedade sã e capaz de tomar melhores decisões. Após análises, encontramos uma forma de dar mais força para a causa do Cerrado, que precisa ganhar mais espaço no coração dos brasileiros“, diz Ana Beatriz Schauff, sócia da Fresh PR.
“O Cerrado é a terra onde nasci e minha eterna fonte de inspiração. A idealização da iniciativa ‘Sou Cerrado’ me dá a oportunidade de ensinar às crianças que água não nasce na torneira, e colaborar com meu ativismo para um futuro melhor“, diz Felipe Triaca, co-idealizador.